Embarcação da Sea Shepherd afunda após ataque de baleeiros japoneses, na Antártida.

7 de janeiro de 2010 às 12:58 | Publicado em Notícias | Deixe um comentário

Ativistas do Sea Shepherd acusam uma embarcação japonesa de atacar seu barco e seus tripulantes, que protestavam contra a caça de baleias nesta quarta-feira, 6.

Foto: Reuters/Estadão

A organização australiana Sea Shepherd Conservation Society declarou que seu barco Ady Gil foi cortado ao meio pela embarcação japonesa Shonan Maru quando se aproximou dele.O Ady Gil, uma embarcação futurista em carbono e kevlar, capaz de alcançar 93 km/h, se partiu em dois após um choque no mar, diante da Commonwealth Bay. Ainda segundo os autralianos, o barco foi atingido por projéteis lançados pelos japoneses.

Embarcação dos ativistas defensores das baleias ficou destruída.

Os seis membros da tripulação do Ady Gil foram resgatados ilesos, segundo Paul Watson, diretor da campanha anual organizada pelo grupo Sea Shepherd contra a pesca da baleia.

A Sea Shepeherd informou que as possibilidades de recuperar o Ady Gil são pequenas e que o ataque foi filmado.

“O Shonan Maru Nº2 se colocou em movimento de repente e deliberadamente avançou contra o Ady Gil, arrancando oito pés (2,4 metros) da proa”, afirma um comunicado. De acordo com o comandante australiano, Jeff Hansen, o Shonan Maru 2 tinha a embarcação autraliana em sua linha de visão, mas mesmo assim não desviou sua rota e atacou os ativistas.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.